Notícias

29.07.2015

Meta-análise acrescenta evidências de efeito anti-inflamatório para a suplementação de vitamina E

Os resultados de uma meta-análise publicada em 11 de fevereiro de 2015 no European Journal of Clinical Nutrition reafirmam uma associação entre a redução da inflamação e a suplementação com vitamina E.

K. Djafarian, de Tehran University of Medical Sciences, e colegas selecionaram 12 estudos randomizados e controlados, incluindo um total de 495 participantes para a sua análise. Os ensaios foram limitados àqueles que suplementaram com alfa ou gama tocoferol em 100 unidades internacionais (UI) por dia ou mais, enquanto relatando seus níveis de soro ou plasma de proteína C-reactiva (CRP, um marcador de inflamação) antes e após o tratamento.

Análise conjunta dos dados revelou uma redução média de 0,62 miligramas por litro (mg/l) em CRP entre os indivíduos que receberam um suplemento de vitamina E. Os níveis de CRP diminuíram mais entre pessoas suplementadas com vitamina E, cujos níveis eram menores do que 3 mg/l no início do estudo, em comparação com aqueles cujos níveis foram mais elevados; no entanto, o declínio em ambos os grupos foi significativo. A diminuição da CRP foi maior quando a suplementação ocorreu durante pelo menos seis semanas, em comparação com menos de seis semanas.

Os autores sugerem ser a ativação de AP-1 (proteína de ativação 1), a supressão da capacidade de citocinas pró-inflamatórias para induzir a síntese hepática de CRP e outros mecanismos possíveis que possibilitam o efeito anti-inflamatório da vitamina E. Em contraste com outros estudos, a análise atual indica que tanto a suplementação de alfa quanto de gama tocoferol podem ajudar a diminuir o CRP.

“Parece que a suplementação de vitamina E pode ser uma boa estratégia para a redução de doenças inflamatórias em pessoas suscetíveis, embora ensaios clínicos randomizados e controlados bem concebidos sejam necessários para confirmar estes resultados”, concluem os autores.

Traduzido por: Essentia Pharma

Fonte: http://www.lef.org/newsletter/2015/2/Meta-analysis-adds-evidence-to-anti-inflammatory-effect-for-vitamin-E-supplementation/Page-01?utm_source=eNewsletter_EZX500E&utm_medium=email&utm_term=Article&utm_content=Button&utm_campaign=2015Wk9

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
x