Notícias

29.07.2015

Alimentos integrais na prevenção de doenças

Um novo estudo da Harvard School of Public Health, Boston, publicado no Journal of American Medical Association (JAMA), revela que comer grãos integrais melhora a saúde e pode até mesmo ajudar no quesito longevidade. Muitos nutricionistas e profissionais de saúde recomendam o consumo de grãos inteiros, alimentos integrais para a manutenção da saúde e manter a distancia de várias condições médicas, como o diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares. No entanto, pesquisadores sugerem existir uma relação entre a ingestão de alimentos integrais e longevidade. O estudo envolveu a análise da relação entre os riscos de morte e o consumo de alimentos ricos em grãos a partir de dois grandes e famosos estudos: 74.341 mulheres da Nurses’ Health Study (1984 a 2010) e 43.744 homens da Health Professionals Follow-Up Study (1986 a 2010). Nenhum dos participantes tinha câncer ou doenças cardiovasculares antes do início dos estudos.

Os pesquisadores analisaram o consumo de grãos inteiros e a mortalidade ao longo de um período de 25 anos, ajustando para variáveis como a dieta em geral (exceto grãos), índice de massa corporal e tabagismo para eliminar as explicações terciárias.

A pesquisa constatou que o consumo de grãos inteiros (uma porção ou 28 gramas por dia) foi associado com a diminuição da mortalidade geral, bem como com menor número de mortalidade cardiovascular. No entanto, os pesquisadores não encontraram uma associação entre as mortes relacionadas ao câncer e o consumo de alimentos integrais.

COMENTÁRIO

A alimentação integral leva a uma maior ingesta de fibras e micronutrientes. O consumo de fibras leva a uma melhora da saúde intestinal e redução do colesterol. Um intestino saudável é a base para uma boa saúde e longevidade, como já é conhecido.

Autora: Raquel Rita
Fonte: http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2087877#Abstract

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
x